Ensinamentos sobre Powa e Bardo

Temos a alegria de convidá-los para um retiro imperdível com Khenchen Tenpa Yungdrung Rinpoche De 15 a 18…

Temos a alegria de convidá-los para um retiro imperdível!

.

A verdadeira natureza de nossa mente permanece encoberta por nuvens de pensamento e emoção até que um mestre nos mostre sua fonte, sua essência, a gota do coração. Este é o método de introdução direta do Dzogchen, o caminho mais elevado e mais sutil de meditação na tradição Bön
.

O texto “Gotas de Coração de Dharmakaya” foi escrito por Shardza Tashi Gyaltsen, um mestre tibetano que alcançou o corpo do arco-íris no momento da sua morte em 1935, quando seu corpo físico se dissolveu em luz. Shardza Rinpoche foi um dos mais importantes mestres Yungdrung Bön do seu tempo; seus livros são atualmente usados em ensinamentos ministrados em muitos mosteiros tibetanos.

.

Khenchen Rinpoche dará ensinamentos sobre Powa (a prática da morte consciente) e Bardo (ensinamentos sobre a morte e o estado intermediário após a morte) baseados neste texto de Shardza Rinpoche no Centro de Retiros do Ligmincha Polônia. Atendendo aos pedidos de muitos alunos, Riponche os transmitirá ao vivo pelo zoom, com tradução simultânea para o português.

.

Além de recebermos esses precisos ensinamentos, será uma oportunidade muito especial de nos conectarmos com Khenpo Rinpoche, um dos mais proeminentes lamas vivos da tradição Yungdrung Bön, abade do monastério de Triten Norbutse em Kathmandu, e o co-fundador, juntamente com seu mestre, Yongdzin Rinpoche, do centro de retiros e monastério de Shenten Dargye Ling, localizado na França.

.

Rinpoche é bastante em conhecido dos estudantes ocidentais como um professor carismático, com grande conhecimento, amado por muitos por sua clareza e sagacidade.

.

INSCREVA-SE AQUI

.

PROGRAMAÇÃO
Horário de Brasília 15 de Setembro                 (quinta-feira) 16 de Setembro               (sexta-feira) 17de Setembro               (sábado) 18 de setembro             (domingo)
5h-6h30 Ensinamentos e Prática com Rinpoche Ensinamentos e Prática com Rinpoche Ensinamentos e Prática com Rinpoche Ensinamentos e Prática com Rinpoche
7h-8h Ensinamentos e Prática com Rinpoche Ensinamentos e Prática com Rinpoche Ensinamentos e Prática com Rinpoche Ensinamentos e Prática  até 8h30
10h-11h Ensinamentos e Prática com Rinpoche Ensinamentos e Prática com Rinpoche Ensinamentos e Prática com Rinpoche  
11h30-13h Ensinamentos e Prática com Rinpoche Ensinamentos e Prática com Rinpoche Ensinamentos e Prática com Rinpoche

 

 

.
.
.
.
.
.
.
 

Khenchen Tenpa Yungdrung Rinpoche,  nasceu em 1969. Aos 11 anos de idade, foi para o mosteiro Tashi Gegye Thaten Ling para estudar com o Abade do mosteiro, Lama Sonam Gyaltsen Rinpoche. Após completar os cursos preliminares sobre textos rituais de Bön e caligrafia tibetana, ele se mudou para o Mosteiro Menri em Dolanji, Índia, para continuar seus estudos na Escola de Dialética do mosteiro, sob a orientação de Sua Santidade o 33º Menri Trizin Lungtok Tenpai Nyima Rinpoche e Sua Eminência Yongdzin Lopön Tenzin Namdak Rinpoche. O grande praticante e mestre, Gen Gyaltsen Choglek foi um de seus principais professores.

.

Durante os treze anos seguintes, Khenchen Tenpa Yungdrung Rinpoche completou os estudos superiores dos sistemas filosóficos Bön, no Sutra, Tantra e Dzogchen; assim como as cinco ciências tibetanas incluindo gramática tibetana, poética, astrologia, artes, medicina tibetana, e gramática sânscrita. Durante esses anos ele recebeu importantes iniciações e transmissões da tradição Yungdrung Bön de S.S. o 33º Menri Trizin e S.E. Yongdzin Rinpoche. Em 1986, ele começou a ensinar filosofia e ciências gerais tibetanas a estudantes mais jovens. Ele também participou de várias cerimônias rituais e atividades culturais durante esses anos.
.
Em 1994, após passar com sucesso em seus exames e receber o diploma de Geshe, Khenchen Tenpa Yungdrung Rinpoche foi para Kathmandu, Nepal, para prosseguir seus estudos de Tantra e Dzogchen sob a orientação de S.E. Yongdzin Rinpoche no Mosteiro Triten Norbutse.
.
S.S. o 33º Menri Trizin Lungtok Tenpai Nyima Rinpoche e S.E. Yongdzin Rinpoche nomearam Tenpa Yungdrung Rinpoche como Ponlob (Professor Titular) na Academia Yungdrung Bön de Estudos Superiores do Mosteiro Triten Norbutse em 1996.
Em 2001, ele foi nomeado como Khenpo (Abade) do Mosteiro Triten Norbutse por S.S. o 33º Menri Trizin Rinpoche e S.E. Yongdzin Rinpoche. Como Abade de Triten Norbutse, ele também foi responsável pelo Shenten Dargye Ling, o Mosteiro Bönpo na França, fundado em 2005 por S.E. Yongdzin Rinpoche.
.
Desde 1998, Khenchen Tenpa Yungdrung Rinpoche ensina regularmente em todo o mundo: em vários países europeus, nos EUA e na América do Sul. Ele ensina regularmente também em Shenten Dargye Ling. Seus ensinamentos se concentram particularmente nos principais ciclos Dzogchen de Zhang Zhung Nyen Gyüd, Drakpa Korsum, Yetri Thasel, e Semmed Degu (Atri). Em 2009, ele estabeleceu junto com Yongdzin Rinpoche o primeiro Gomdra (escola de meditação) em Shenten Dargye Ling para os praticantes ocidentais, de acordo com a tradição monástica.
.
Khenchen Tenpa Rinpoche trabalha intensamente para a preservação e pesquisa da cultura tibetana original e da tradição Yungdrung Bön para o benefício das gerações futuras. Para isso, ele estabeleceu várias fundações e a Escola Internacional Tise Himalayan em Siliguri, Índia. A escola foi inaugurada em abril de 2018 e oferece educação abrangendo o currículo padrão, bem como educação tradicional e espiritual em literatura, religião, cultura e história para crianças de áreas remotas dos Himalaias.

.
Ele também esteve envolvido na produção de documentários importantes sobre a tradição Bön e produziu junto com Georgina Teran Gilmore os documentários Lopon em 2020, e Ponse Lama – Divino Protetor, lançado em 2020.

AYUDA A CONTINUAR NUESTRA MISIÓN

Su donación contribuye a nuestra misión de preservar la tradición budista Bön del Tíbet. Todas las donaciones se utilizarán para ayudar a la visión de Tenzin Wangyal Rinpoche y la misión de Ligmincha International.

CONTACTO

© 2022 Ligmincha | Desarrollado y gestionado por XUBIUM

Share This