Sua Eminência Yongdzin (Lopon) Tenzin Namdak Rinpoche é o professor mais antigo na tradição Bön. Ele foi o co-fundador do Mosteiro Menri na Índia, e também o fundador do Mosteiro Triten Norbutse no Nepal.
Nascido em 1926 no Tibete oriental, aos 7 anos entrou no Mosteiro de Tengchen. Ele fez os votos de monge aos 14 anos e aos 15 começou a estudar em Yungdrung Ling, um mosteiro Bön no Tibete central. De lá, ele viajou para o Mosteiro de Menri no Tibete em 1948 e recebeu seu diploma de geshe em 1952. Nesse mesmo ano foi eleito para o cargo de lopon (professor titular) em Menri.
Depois de deixar o Tibete em 1960, HE Yongdzin Rinpoche foi primeiro para o Nepal e depois para a Inglaterra, onde passou três anos estudando, ensinando e trabalhando. Em 1964, ele foi para Himachal Pradesh, no norte da Índia, e trabalhou para criar um assentamento e uma escola em Dolanji para refugiados Bönpo e também o Mosteiro de Menri para apoiar o treinamento de novos monges. Depois que um número suficiente de textos foi recuperado e publicado, Sua Eminência estabeleceu uma escola dialética tradicional no mosteiro para preservar a tradição filosófica Bönpo. Em 1987, ele fundou um segundo mosteiro Bön, Triten Norbutse, a oeste de Kathmandu, Nepal, onde viveu e ensinou por muitos anos. O Monastério Menri e o Monastério Triten Norbutse são os dois principais monastérios Bön fora do Tibete.
Sua Eminência é o autor de 13 volumes de textos em tibetano e é considerado o principal estudioso vivo de Bön. Existem também muitas obras dele disponíveis em inglês.
SE Yongdzin Rinpoche lecionou frequentemente na Europa, Estados Unidos e México. Ele estabeleceu um centro europeu, Shenten Dargye Ling, em Bleu, França. Ele agora reside permanentemente em Kathmandu, Nepal.