Sobre o Budismo Bön

De acordo com o relato tradicional das origens do Bön, milhares de anos antes do nascimento de Buda Shakyamuni, o Buda Tonpa Shenrab Miwoche veio a este mundo e expôs seus ensinamentos na terra de Olmo Lungring. ” Ol ” simboliza o não-nascido, “mo” o que não diminui, “lung” as palavras proféticas de Tonpa Shenrab e “ring” sua compaixão eterna. Alguns estudiosos modernos identificaram Olmo Lungring com Zhang Zhung, o país em torno do Monte Kailash, no Tibete ocidental, o berço da civilização tibetana.

Tonpa Shenrab ensinou o Bön em três ciclos sucessivos de ensinamentos. Primeiro, ele ensinou os “Nove caminhos do Bön”; em seguida, ele ensinou os “Quatro Portais do Bön e o Quinto, o Tesouro”; e, finalmente, ele revelou os “Preceitos externos, internos e secretos”.

O ciclo final dos ensinamentos do ciclo exterior é o caminho da renúncia, ou ensinamentos sútricos; o ciclo interno é o caminho da transformação, ou os ensinamentos tântricos; e o ciclo secreto é o caminho da auto-libertação, ou ensinamentos Dzogchen. Esta divisão em sutra, tantra e dzogchen também é encontrada na escola Nyingma do Budismo Tibetano.

Seguidores do Bön recebem ensinamentos e transmissões orais de professores em uma linhagem ininterrupta desde os tempos antigos até os dias atuais. Além disso, a maioria dos textos de escrituras também foram preservados. Embora grande parte do Bön moderno seja semelhante ao budismo tibetano, o Bön mantém a riqueza e sabor de suas raízes pré-budistas.

Até muito recentemente, os antigos ensinamentos do Bön foram oferecidos para poucos estudantes. Agora, seus geshes e lamas estão chegando para ensinar os afortunados alunos ocidentais sobre a rica tradição espiritual Bön e as suas práticas.

Através dos esforços incessantes de Sua Santidade Lungtok Tenpai Nyima Rinpoche, o 33º abade de Menri; e Yongdzin Tenzin Namdak Rinpoche, professor sênior da tradição Bön; dois novos mosteiros foram construídos fora do Tibete. O Monastério de Tashi Ling, que foi construído no Tibete em 1405, foi estabelecido em Dolanji, na Índia. E o Monastério de Triten Norbutse que foi construído no Tibete no século 14, foi restabelecido em Kathmandu, Nepal.

Os dois mosteiros têm escolas que estão qualificadas para conferir o grau de Geshe (equivalente a um doutorado no mundo ocidental). O Mosteiro de Menri tem também uma escola primária até a oitava série e um orfanato para mais de 150 meninos e meninas. Ambos fornecem uma fonte moderna de cultura Bön, erudição e compaixão em ação.

Entrevista sobre Bön

Clique no link abaixo e assista a entrevista em que Tenzin Wangyal Rinponche explica a diferença entre Bön e outras escolas.

Bön e Outras Escolas Budistas  (em português)

El Bön y Otras Escuelas Budistas (em espanhol)

 

Mensagem do Dalai Lama

-Sua Santidade o 14º Dalai Lama

“O Bön é a tradição espiritual mais antiga do Tibete. Por ser a fonte autócne (nativa) da cultura tibetana, desempenhou um papel significativo na formação da identidade singular do Tibete. Por este motivo, tenho acentuado inúmeras vezes a importância de se preservar esta tradição.”

– Sua Santidade o 14º Dalai Lama, a partir do prefácio do livro Maravilhas da Mente Natural de Geshe Tenzin Wangyal Rinpoche, 2000.

“A tradição Bön é comumente associada com o reino de Zhang Zhung, que existiu em torno do Monte Kailash na região a oeste do Tibete até o século VII, época do rei tibetano, Songtsen Gampo. Nós, os tibetanos, consideramos o Bön como a mais antiga, a tradição religiosa e cultural indígena dos nossos antepassados, que é a fonte e concretização de muitos aspectos do modo de vida tibetano. Com a chegada do budismo na Terra das Neves, a maioria dos tibetanos se tornou budista. No entanto, o Bön permaneceu e experimentou períodos de crescimento e renascimento desde o século XI, de modo que, antes da ocupação chinesa era praticado em muitas partes do País.”
“A tradição Bön deixou à geração presente um forte legado de educação e formação em filosofia, disciplina monástica, ritual e meditação. Isso estimula uma combinação de estudo literário, debate vibrante e reflexão pessoal.”

“Os Mosteiros Bön, seus monges e lamas sofreram nada menos do que seus conterrâneos budistas no tumulto que se seguiu à aquisição chinesa do Tibete. Um punhado de professores dedicados têm sido responsáveis por preservar e transmitir a linhagem espiritual e cultural Bonpo.”

“Aqui no exílio na Índia, a comunidade Bonpo estabeleceu um acordo em Dolanji nas colinas ao redor de Solan, em Himachal Pradesh, onde eles têm feito esforços para preservar a maneira Bonpo de viver. Similar as quatro tradições budistas tibetanas, a comunidade elegeu representantes Bonpos para a Assembleia de Deputados do Povo Tibetano.”

“O foco do acordo é o Mosteiro Menri, de Tashi Ling, onde jovens monges recebem treinamento tradicional completo. Além das aulas de gramática, medicina, astrologia e poesia, eles também recebem uma educação moderna. Eu vi por mim mesmo que os alunos são providos de boas instalações para estudo e que os monges são bem disciplinados. Saúdo, pois,qualquer assistência que pode ser estendida para o mosteiro.”

AYUDA A CONTINUAR NUESTRA MISIÓN

Su donación contribuye a nuestra misión de preservar la tradición budista Bön del Tíbet. Todas las donaciones se utilizarán para ayudar a la visión de Tenzin Wangyal Rinpoche y la misión de Ligmincha International.

CONTACTO

© 2022 Ligmincha | Desarrollado y gestionado por XUBIUM

Share This