Lopon Sangye Tenzin Rinpoche foi o primeiro Lopon, ou professor principal, do Monastério Menri na Índia.
Nascido em 1917 na família Jyab ‘Og, uma linhagem estimada dentro da tradição Bön, ele viveu seus primeiros anos na região nômade de Hor, Tibete. Ele estudou por muitos anos no Monastério Drepung da tradição Gelug, bem como com mestres de outras escolas do Budismo Tibetano. Ele se tornou um mestre realizado de sutra, tantra e dzogchen. Ele viveu uma vida simples, em grande parte na solidão, mas foi considerado por muitos como o maior estudioso Bön de sua geração.
Lopon Sangye Tenzin Rinpoche, foi professor de Sua Eminência Yongdzin Tenzin Namdak Rinpoche e Geshe Tenzin Wangyal Rinpoche, era conhecido por seu estilo de ensino muito direto, claro e rígido. Como o primeiro mestre raiz de Tenzin Rinpoche, por três anos ele deu a Tenzin Rinpoche os ensinamentos dzogchen formais de Zhang Zhung Nyen Gyü (Transmissão Oral de Zhang Zhung).
Poucos meses depois de completar esses ensinamentos e entrar em um novo ciclo dos mesmos ensinamentos, ele ficou gravemente doente e pediu a SE Yongdzin Rinpoche que assumisse seu papel como lopon no mosteiro. Lopon Sangye Tenzin Rinpoche morreu em Dolanji em 1977 aos 67 anos. Após sua morte, de acordo com seus desejos, suas economias foram usadas para fundar a Escola Dialética Bön no Mosteiro de Menri.