Khenpo Tenpa Yungdrung

Khenpo Tenpa Yungdrung Rinpoche  é o abade (khenpo) do Mosteiro Triten Norbutse em Kathmandu, Nepal, um dos dois principais…

Khenpo Tenpa Yungdrung Rinpoche  é o abade (khenpo) do Mosteiro Triten Norbutse em Kathmandu, Nepal, um dos dois principais mosteiros Bön fora do Tibete. Ele dá aulas com frequência na Europa e na América do Norte.

Khenpo Rinpoche nasceu em 1969 em Dhorpatan, uma área remota do oeste do Nepal que abriga um pequeno assentamento de refugiados tibetanos e um mosteiro Bön. Ele começou os estudos em um monastério local aos 11 anos, e então se transferiu para o Monastério Menri em Dolanji, Índia. Em 1986, durante seu curso de 13 anos de estudo, ele começou a ensinar filosofia e ciências gerais tibetanas para alunos mais jovens. De 1989 a 1992, ele atuou como contador, tesoureiro e então presidente da escola. Ele recebeu seu diploma de geshe em 1994.

Depois de se formar, Khenpo Rinpoche foi para Katmandu para continuar seus estudos de tantra e dzogchen sob a orientação de Sua Eminência Yongdzin Tenzin Namdak Rinpoche. Em 1996, Sua Santidade o 33º Menri Trizin, Lungtok Tenpai Nyima Rinpoche e SE Yongdzin Rinpoche o nomearam professor titular do Mosteiro Triten Norbutse no Nepal. Em 2001, SS Menri Trizin Rinpoche e SE Yongdzin Rinpoche o nomearam abade do mosteiro.

Desde 1998, Khenpo Rinpoche tem viajado regularmente pela Europa e os Estados Unidos dando ensinamentos, incluindo retiros dirigidos com SE Yongdzin Rinpoche. A partir de 2005, com a orientação de Yongdzin Rinpoche, ele assumiu a responsabilidade de estabelecer e promover o Shenten Dargye Ling em Paris, França, para a preservação, pesquisa, ensino e prática da tradição Yungdrung Bön.

AYUDA A CONTINUAR NUESTRA MISIÓN

Su donación contribuye a nuestra misión de preservar la tradición budista Bön del Tíbet. Todas las donaciones se utilizarán para ayudar a la visión de Tenzin Wangyal Rinpoche y la misión de Ligmincha International.

CONTACTO

© 2022 Ligmincha | Desarrollado y gestionado por XUBIUM

Share This