S.S. Lungtok Tenpai Nyima Rinpoche

S.S. Lungtok Tenpai Nyima, foi o 33º abade do Mosteiro de Menri, em Dolanji, na Índia. Ele se…

S.S. Lungtok Tenpai Nyima, foi o 33º abade do Mosteiro de Menri, em Dolanji, na Índia.

Ele se tornou monge com a idade de 8 anos e aos 24 recebeu o grau de Geshe, com especialização em medicina tibetana, astronomia e astrologia. Na época da invasão chinesa do Tibete, ele fugiu a pé junto com outros tibetanos para o Nepal. Na época da invasão chinesa do Tibete, ele fugiu a pé junto com outros tibetanos para o Nepal.

Em 1962, Dr. Snellgrove , pesquisador de estudos orientais e africanos da Universidade de Londres, levou Sua Santidade para Inglaterra sob a concessão da Fundação Rockefeller, onde ele ensinou cultura e religião tibetana. Durante esse período ele visitou e estudou em diversos mosteiros cristão, beneditinos e cisterciense. Em 1964 ele viajou para Roma, onde recebeu uma audiência privada com o Papa Paulo VI.

Neste mesmo ano, ele retornou para Massori, no norte da Índia, onde fundou, a pedido de Sua Santidade o 14º Dalai Lama, uma escola para as crianças tibetanas refugiadas.

Em 15 de março de 1968, ele foi selecionado para ser o abade 33 do Mosteiro Menri e líder espiritual do Bönpo. Sua nomeação ocorreu em um momento muito crítico na longa história da tradição Bön, quando os antigos ensinamentos e linhagem de professores chegaram perigosamente perto de serem perdidos para sempre. Muitos lamas vieram do Tibete, Nepal e Índia, para dar-lhe suas iniciações e ensinamentos, e por mais de um ano, ele praticou e treinou intensamente para o seu papel como abade.

Ao longo do tempo Sua Santidade construiu o Mosteiro Menri em Dolanji e, posteriormente, uma escola dialética Bön, que concederia graus de Geshe, com certificação reconhecida por SS o 14º Dalai Lama. O abade também fundou no mosteiro um orfanato para crianças que perderam seus pais durante a invasão chinesa.

Atualmente, o Mosteiro de Menri serve como sede para todos os aspectos espirituais e administrativos Bönpo em todo o mundo.

AYUDA A CONTINUAR NUESTRA MISIÓN

Su donación contribuye a nuestra misión de preservar la tradición budista Bön del Tíbet. Todas las donaciones se utilizarán para ayudar a la visión de Tenzin Wangyal Rinpoche y la misión de Ligmincha International.

CONTACTO

© 2022 Ligmincha | Desarrollado y gestionado por XUBIUM

Share This