Sobre o Budismo Bön
De acordo com o relato tradicional das origens do Bön, milhares de anos antes do nascimento de Buda Shakyamuni, o Buda Tonpa Shenrab Miwoche veio a este mundo e expôs seus ensinamentos na terra de Olmo Lungring. ” Ol ” simboliza o não-nascido, “mo” o que não diminui, “lung” as palavras proféticas de Tonpa Shenrab e “ring” sua compaixão eterna. Alguns estudiosos modernos identificaram Olmo Lungring com Zhang Zhung, o país em torno do Monte Kailash, no Tibete ocidental, o berço da civilização tibetana.
Tonpa Shenrab ensinou o Bön em três ciclos sucessivos de ensinamentos. Primeiro, ele ensinou os “Nove caminhos do Bön”; em seguida, ele ensinou os “Quatro Portais do Bön e o Quinto, o Tesouro”; e, finalmente, ele revelou os “Preceitos externos, internos e secretos”.
O ciclo final dos ensinamentos do ciclo exterior é o caminho da renúncia, ou ensinamentos sútricos; o ciclo interno é o caminho da transformação, ou os ensinamentos tântricos; e o ciclo secreto é o caminho da auto-libertação, ou ensinamentos Dzogchen. Esta divisão em sutra, tantra e dzogchen também é encontrada na escola Nyingma do Budismo Tibetano.
Seguidores do Bön recebem ensinamentos e transmissões orais de professores em uma linhagem ininterrupta desde os tempos antigos até os dias atuais. Além disso, a maioria dos textos de escrituras também foram preservados. Embora grande parte do Bön moderno seja semelhante ao budismo tibetano, o Bön mantém a riqueza e sabor de suas raízes pré-budistas.
Até muito recentemente, os antigos ensinamentos do Bön foram oferecidos para poucos estudantes. Agora, seus geshes e lamas estão chegando para ensinar os afortunados alunos ocidentais sobre a rica tradição espiritual Bön e as suas práticas.
Através dos esforços incessantes de Sua Santidade Lungtok Tenpai Nyima Rinpoche, o 33º abade de Menri; e Yongdzin Tenzin Namdak Rinpoche, professor sênior da tradição Bön; dois novos mosteiros foram construídos fora do Tibete. O Monastério de Tashi Ling, que foi construído no Tibete em 1405, foi estabelecido em Dolanji, na Índia. E o Monastério de Triten Norbutse que foi construído no Tibete no século 14, foi restabelecido em Kathmandu, Nepal.
Os dois mosteiros têm escolas que estão qualificadas para conferir o grau de Geshe (equivalente a um doutorado no mundo ocidental). O Mosteiro de Menri tem também uma escola primária até a oitava série e um orfanato para mais de 150 meninos e meninas. Ambos fornecem uma fonte moderna de cultura Bön, erudição e compaixão em ação.
Entrevista sobre Bön
Clique no link abaixo e assista a entrevista em que Tenzin Wangyal Rinponche explica a diferença entre Bön e outras escolas.
Bön e Outras Escolas Budistas (em português)
El Bön y Otras Escuelas Budistas (em espanhol)
Mensagem do Dalai Lama
-Sua Santidade o 14º Dalai Lama
“O Bön é a tradição espiritual mais antiga do Tibete. Por ser a fonte autócne (nativa) da cultura tibetana, desempenhou um papel significativo na formação da identidade singular do Tibete. Por este motivo, tenho acentuado inúmeras vezes a importância de se preservar esta tradição.”
– Sua Santidade o 14º Dalai Lama, a partir do prefácio do livro Maravilhas da Mente Natural de Geshe Tenzin Wangyal Rinpoche, 2000.
“Os Mosteiros Bön, seus monges e lamas sofreram nada menos do que seus conterrâneos budistas no tumulto que se seguiu à aquisição chinesa do Tibete. Um punhado de professores dedicados têm sido responsáveis por preservar e transmitir a linhagem espiritual e cultural Bonpo.”
“O foco do acordo é o Mosteiro Menri, de Tashi Ling, onde jovens monges recebem treinamento tradicional completo. Além das aulas de gramática, medicina, astrologia e poesia, eles também recebem uma educação moderna. Eu vi por mim mesmo que os alunos são providos de boas instalações para estudo e que os monges são bem disciplinados. Saúdo, pois,qualquer assistência que pode ser estendida para o mosteiro.”
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